VEM PARA O GIAH!
Tempo de leitura: 8 minutos

 

“Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração.” Dalai Lama

No meio de tanto barulho, externos ou internos, barulhos que muitas vezes podem ser barulhos feitos pela nossa própria inquietação, pela nossa própria mente ansiosa ou inquieta, precisamos encontrar aquele momento de acalmar a mente aflita. A mente inquieta não nos permite pensar direito e acaba trazendo outras consequências para o nosso dia-a-dia.

Não me refiro apenas a pensamentos ou sugestionamentos negativos vindos de todos os lados. Me refiro aos pensamentos produzidos pela mente que dificilmente para de pensar.

Quando acalmamos a nossa mente, conseguimos ver com mais clareza questões que antes pareciam obscuras e impossíveis de serem resolvidas. Aprendi que acalmamos a mente não só com meditação, mas também com estas cinco técnicas que vou apresentar agora pra vocês.

5 Técnicas para acalmar sua mente:

1 – Procure repetir durante todo o dia, palavras ou frases que te acalmam.
Preste atenção ao que você está pensando neste momento. Que pensamentos você costuma segurar em sua mente com mais frequência? Como eles te deixam? Quais sentimentos estes pensamentos te trazem? O que te disseram que fez você se sentir assim? O que está acontecendo ao seu redor que te deixa neste estado inquieto(a)?
Nosso cérebro traz milhares de pensamentos por dia e devemos observar quais sentimentos eles estão trazendo ou o se o que estão nos dizendo está ou não nos influenciando positiva ou negativamente.
Você realmente pode combater estes pensamentos negativos que te induzem ao stress com simples palavras ou frases tranquilas.
Sempre que sentir que as coisas estão saindo do rumo que você gostaria que estivesse, repita palavras tais como: Calma, tranquilo, serenidade.
Ou frases como: Calma, está tudo bem. Fique tranquilo(a). Já deu tudo certo. Já estou me sentindo mais tranquilo(a). Tudo é para o bem. Tudo já foi resolvido. Tudo se resolve com amor. Só o amor prevalece. Só existe o bem.
Junto com estas frases ou palavras, tente visualizar um cenário que te traga paz como uma praia, um jardim, uma montanha, enfim, algum lugar que você possa fechar os olhos por 5 minutos e visualizar repetindo as palavras ou frases. Use-as sempre a seu favor.

2 – Concentre-se nos aspectos positivos sobre você mesmo e sobre as coisas que estão ao seu redor.
Pensamentos negativos surgem a todo momento, seja por influência interna ou por situações que observamos ao redor. O mundo físico é a consequência do que pensamos e observamos. Ao observar algo que não quer e pensar sobre isto, a vida lhe dará mais disto. Tente focar nas coisas que te dão prazer e alegria. Pense na inocência de uma criança que brinca sem medo de se machucar. No sorriso que recebemos das pessoas que amamos. Simplesmente mudando o foco e treinando sua mente a ver as coisas mais belas e simples da vida, você começará a se sentir melhor. Desligue a televisão, ouça sua música favorita (não as que te deixe triste, mas as que te faça se sentir feliz). Você irá começar a se sentir muito melhor ao ver que existem mais coisas boas e positivas do que negativas.

3 – Medite constantemente
Meditar não necessariamente significa sentar-se no chão, cruzar as pernas e fazer a mudra com a mão. Significa silenciar a mente.
Se você consegue meditar na posição de meditação tradicional e mais conhecida ótimo, se não consegue, tente simplesmente sentar-se confortavelmente com a coluna reta, pés no chão. Então feche os olhos e comece lentamente a respirar profundamente e é claro que os pensamentos estarão lá com você, não os evite, simplesmente não prenda-os em sua mente. Deixem eles virem e irem. Foque na sua respiração. Preste atenção como você inspira e como você expira. Ouça sua respiração. Sinta os batimentos do seu coração e aos poucos vá esvaziando a mente. Quando você perceber, já estará em profundo estado de tranquilidade.
Quando você medita, você pára o fluxo de pensamentos que vem a cada segundo em sua mente. Mantendo-a tranquila e em paz.
Muitas pessoas, incluindo eu, quando aquietam a mente, vemos as coisas com mais clareza e o que parecia impossível simplesmente desaparece, não porque a situação deixou de existir, mas porque passamos a vê-la de outra maneira.

4 –  Viva o presente momento, o aqui e agora.
Viver o aqui e agora não significa deixar de sonhar com um futuro melhor ou esquecer do passado que tivemos. Não pense nos recados que deixou no trabalho, ou que existem contas para serem pagas no fim do mês, ou a incerteza sobre o futuro. Quando deixamos pensamentos como esses dominarem nossa mente, eles em sua maioria trazem muitos problemas ao nosso corpo como: mau-estar, stress, cansaço, ansiedade, depressão e muitos outros problemas sérios. A ansiedade é vivermos em um tempo diferente do que estamos vivendo no agora. Quando você se permite viver o agora e resolver as coisas que precisam ser resolvidas no agora, você passa a se tranquilizar e a viver um dia de cada vez. Existe uma frase que diz: “Viva a vida como se só te restasse um dia”. Então, isso nada mais é do que viver o presente, exatamente como me refiro no meu outro artigo 9 SINAIS DE QUE É HORA DE MUDAR SUA VIDA. Viva e tente viver no presente momento. Se você está lendo este artigo, então leia-o com atenção para que você possa captar tudo da melhor maneira possível.

5 – Desconecte-se da cidade e se reconecte com a natureza.
Esta é a minha principal dica. Reconectar com a natureza. É tão bom estarmos em um lugar lindo, tranquilo, cheio de vida não é? Então, o melhor lugar para se encontrar e se reconectar é estando em meio a natureza. Pode ser um parque com árvores, um jardim com flores, uma floresta. A natureza tem o poder de nos tranquilizar porque tiramos da nossa vista o caos das grandes cidades como o barulho, a falta de segurança, a agitação e nos fornece isso sem nos pedir nada em troca. Ela dá sua beleza em toda sua plenitude. Ver o belo é fundamental para vermos que existe algo mais ao nosso redor. Ao se desconectar das “cidades” e entrar em contato com a natureza, você automaticamente estará se reenergizando e se reconectando com algo maior. Isto lhe trará muita paz com certeza. Aproveite a hora do almoço, as férias para ir aos parques. Tire os sapatos e pise na terra, sinta a energia de estar descalço e em contato com a terra, com a grama. Pense no bem-estar de estar ali, você com você mesmo. Desconecte do seu celular, Wi-Fi, Whatsapp e conecte-se com você!  A paz está dentro de você e ela só irá se refletir externamente se você permitir. PERMITA-SE SER FELIZ!

“Não há Wi-Fi na floresta, mas eu prometo que você vai encontrar uma conexão melhor.” – Desconhecido

Que vocês possam encontrar a paz e tranquilidade que tanto tem buscado.! E lembre-se que vocês tem o Poder em suas mãos.
E lembre-se de clicar no botão “curtir” se você gostou deste artigo! É assim que sabemos se estão gostando do nosso trabalho.

Gratidão!

Zezzo

O que você achou deste artigo?
+1
2
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

2 COMENTÁRIOS