VEM PARA O GIAH!
Tempo de leitura: 3 minutos

As cidades indo além do apagar das luzes!

Mais da metade da população mundial vive hoje em cidades, que são responsáveis por mais de 70 por cento das emissões globais de carbono. Ao mesmo tempo, nossas cidades estão desempenhando um papel fundamental na elaboração de soluções novas e atraentes para as necessidades humanas que podem reduzir o impacto sobre o clima. O Desafio das Cidades da Hora do Planeta busca identificar e destacar exemplos positivos e apoiar as cidades na transição em direção a um futuro de clima mais ameno para o planeta.Em sua segunda edição no Brasil, o Desafio das Cidades da Hora do Planeta já tem seus três finalistas (curiosamente, os mesmos da edição anterior): Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Elas venceram Betim (MG), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Campo Grande (MS), Maceió (AL) e Recife (PE). As três finalistas agora disputam o posto de cidade mais engajada por um planeta de clima mais ameno no futuro.BH, RJ e SP foram eleitas por uma consultoria especializada. Entre os critérios adotados, estão iniciativas urbanas nos setores de energia, transportes, gestão de resíduos e construções para a transição a uma economia de baixo carbono e com 100% de energias renováveis nas próximas décadas. Os planos de mitigação das mudanças climáticas também são avaliados.Até o final de março as pessoas de todo o mundo podem votar em suas cidades favoritas no site We Love Cities, e também enviar comentários, fotos e vídeos sobre o que mais amam nelas. Há ainda um espaço para sugestões de como tornar as cidades ainda mais sustentáveis. As capitais mais votadas participarão da disputa mundial. No Brasil, a participação será possível somente a partir do final deste mês. E será uma chance para mineiros, paulistas e cariocas falarem sobre suas capitais.

Um corpo de jurados internacional irá definir as Capitais Nacionais da Hora do Planeta dos 17 países participantes durante os primeiros meses deste ano. Eles se baseiam nas informações reportadas no Registro Climático Carbonn (cCR), coordenado pelo ICLEI ao lado do Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática – 40 e a coalizão Cidades e Governos Locais Unidos – CGLU.

Na edição 2013/2014 do Desafio, a primeira a ser realizada pelo WWF-Brasil, Belo Horizonte foi eleita Belo Horizonte é, pela segunda vez, a Capital Nacional da Hora do Planeta.

E lembre-se, este ano a hora do Planeta será no dia 19 de Março de 2016 das 20:30 às 21:30 horário local!

A FILOSOFIA DO BEM apoia a HORA DO PLANETA!

 

Fonte e foto: WWF BRASIL

O que você achou deste artigo?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0