Há algum tempo, eu escrevi um artigo falando sobre como acalmar a mente. E o artigo foi um sucesso, tanto que devido ao número de acessos, o provedor tirou nosso site do ar.

Senti naquele instante que as pessoas estavam cada vez mais buscando orientações de como acalmar a mente. Se você não teve a oportunidade de ler, clique aqui.

Percebi que aquilo não acontecia somente comigo, mas também com meus amigos e as pessoas que estavam mais próximas a mim.

Em geral, as pessoas tentam de alguma maneira aliviar o coração e a mente de tantos pensamentos.

A mente humana raramente está quieta. São diversos pensamentos, vindo de tantas direções, assuntos mal resolvidos, pensamentos negativos, informações desencontradas. Enfim, muitas informações que muitas vezes não nos deixam aquietar o coração.

Então, decidi mais uma vez escrever algumas técnicas que podem ajudar e muito nesse processo de esvaziar a mente para acalmar o coração.

Conheça agora 8 técnicas para esvaziar a mente e acalmar o coração

1 – Expresse seus pensamentos escrevendo

Isso mesmo, a primeira técnica é a técnica que consiste em expressar seus pensamentos através da escrita.

Quando você começa a escrever tudo que vem à sua mente, você passa a organizar os pensamentos e é como se tivesse tirando-os da mente e transferindo-os para o papel.

Se forem pensamentos negativos, você ainda pode utilizar a técnica de após a escrita, queimar o papel, mentalizando que aqueles pensamentos estejam saindo de sua mente. (Tome cuidado ao queimar ok? Faço-o em local seguro, dentro de uma lata ou algum lugar assim).

Tenha um caderno sempre a disposição para utilizar esta técnica. Ela funciona muito bem.

2 – Expresse seus pensamentos desenhando

Pois é, você não precisa ser um artista para começar a desenhar ou rabiscar. Da mesma maneira que escrever ajuda a organizar os pensamentos, os desenhos mostram como seus sentimentos estão naquele momento. Use cores, faça algo que distraia você daqueles pensamentos. Desenhe algo que você goste, mesmo que não saiba como fazer.

Liberar as ansiedades e esvaziar a mente por meio dos desenhos pode ser uma força extremamente poderosa. Vamos lá, tente!

3 – Converse com outra pessoa

As vezes, não conseguimos esvaziar a mente ou parar para organizar os pensamentos. Então, nada melhor de que conversar com alguém de sua confiança. Procure alguém em que você confie e que você saiba que irá ouvir você sem julgamentos.

Quando você começar a falar com a outra pessoa, você irá parar para explicar o que se passa e é nesse momento que você perceberá que colocando para fora, que dividindo seus pensamentos com alguém, você esvaziará sua mente. E com a mente tranquila, possivelmente encontrará as respostas que procura.

4 – Passe um tempo com seu animal de estimação

Não há nada mais prazerosos do que dar carinho ao nosso animalzinho de estimação que está alí sempre pronto para dar o carinho dele para você.

Brinque.

Sinta a alegria de estar alí.

Curta o momento sem preocupação.

Esteja alí com seu animalzinho.

Dê carinho e sinta o carinho de volta dele(a).

5 – Lembre-se das coisas que realmente são importantes na sua vida

Pois é. Com tantos pensamentos em nossa mente é fácil esquecer as coisas que realmente são importantes para nossa vida.

Lembre-se que você é uma pessoa saudável. Mesmo que não esteja fisicamente saudável no momento. A saúde é espiritual e não física.

Lembre-se dos seus familiares que tanto te amam.

Lembre-se da comida que você tem todos os dias a mesa.

Lembre-se que você possui uma casa, um lar. Mesmo que no momento as coisas no plano físico pareçam difícieis. Você sempre terá para onde voltar.

Lembre-se dos amigos, dos bichinhos de estimação.

Há tanta coisa boa a sua volta. Pare e dê valor a elas.

6 – Encontre paz na meditação

Meditar não necessariamente significa sentar-se no chão, cruzar as pernas e fazer a mudra com a mão. Significa silenciar a mente.
Se você consegue meditar na posição de meditação tradicional e mais conhecida ótimo, se não consegue, tente simplesmente sentar-se confortavelmente com a coluna reta, pés no chão. Então feche os olhos e comece lentamente a respirar profundamente e é claro que os pensamentos estarão lá com você, não os evite, simplesmente não prenda-os em sua mente. Deixem eles virem e irem. Foque na sua respiração. Preste atenção como você inspira e como você expira. Ouça sua respiração. Sinta os batimentos do seu coração e aos poucos vá esvaziando a mente. Quando você perceber, já estará em profundo estado de tranquilidade.
Quando você medita, você pára o fluxo de pensamentos que vem a cada segundo em sua mente, mantendo-a tranquila e em paz.
Muitas pessoas, incluindo eu, quando aquietam a mente, vemos as coisas com mais clareza e o que parecia impossível simplesmente desaparece, não porque a situação deixou de existir, mas porque passamos a vê-la de outra maneira.

7 – Mantenha os olhos parados

Essa é uma técnica de meditação que ajuda a limpar a mente suprimindo seu sentido de tempo.

Aqui está como fazê-lo:

  • Foque seus olhos em um ponto distante. Qualquer objeto parado a 3 metros de distância serve: é difícil de se concentrar por muito tempo em objetos longe demais. O objeto pode ser uma parede, um vaso, uma partícula de poeira – desde que não esteja se movendo.
  • Veja sua mente consciente coberta de nevoa e continue a se concentrar no objeto. Toda a sua capacidade intelectual está sendo canalizada em uma tarefa. Continue se concentrando no objeto, mesmo se seus olhos começarem a desviar ou se sua mente começar a divagar.
  • Após um certo ponto, o tempo vai começar a ficar mais lento. Sua concentração não vai fraquejar. Você não vai começar a se atormentar com o que o estava preocupando, pois sua concentração estará 100% dedicada a manter o olhar no objeto. Quando você estiver pronto, relaxe a concentração. Sua mente vai ficar um pouco desgastada, como se tivesse passado por uma ginástica mental.

Você deve se sentir melhor.

8 – Experimente os exercícios de respiração

A respiração é parte essencial da meditação, o que também é uma parte importante do processo de esvaziar a sua mente.

Tente seguir esses passos:

  • Fique de pé, expire completamente.
  • Relaxe os músculos da barriga enquanto começa a inspirar. Concentre-se em encher sua barriga de ar.
  • Quando sua barriga estiver completamente cheia de ar, continue respirando, expandindo o tórax.
  • Segure o fôlego por um momento, lutando contra o instinto de expirar.
  • Expire lentamente – o mais lentamente possível. Sinta o ar se movendo através dos seus lábios.
  • Relaxe seu tórax, contraindo a barriga para expulsar o restante do ar.
  • Feche seus olhos, concentre-se na sua respiração normal, e limpe sua mente.
  • Repita o processo por 5 a 30 minutos.

Como diz a Monja Coen: “Mente vazia é mente tranquila”

Qualquer que seja a técnica escolhida, o importante é se concentrar no que te fará bem. No que soltará sua mente e acalmará o seu coração.

Lembre-se também de fazer apenas o que lhe dá prazer, o que lhe dá brilho nos olhos, o que alegra seu coração.

Se não te faz feliz, deixe ir.

Se não te traz alegrias, deixe ir.

Não se prenda a situações e pessoas do passado.

Deixe-os ir.

Você é um ser livre e dotado de capacidade infinita. Podendo fazer o que quiser. Bastando apenas acreditar.

“Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.” Jean Cocteau

Se permita ser feliz. Você nasceu para isso.

Espero que tenham gostado e que de alguma maneira este artigo posso trazer alguma técnica para esvaziar a mente e acalmar seu coração.

Se gostou já sabe, clique em gostei e compartilhe com seus amigos. Ajude-os a encontrar também a paz deles.

Faça a sua parte. Faço o bem sempre!

Gratidão,

Zezzo

 

Comentários

1 COMENTÁRIO