“As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente.” Zig Ziglar

Segundo Wikipedia: Motivação (do Latim moveres, mover) refere-se
em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação é “porquê o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?” . “O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações” .

Ao meu ver, a motivação é essencial para os dias de hoje, onde as pessoas não estão tendo tempo para coisas simples da vida.
O pensamento excessivo em trabalho, faz com que as pessoas pensem menos em se divertir deixando o prazer somente para os fins de semana, e isso quando não estão cansados para sair.

A auto-motivação é importante pois nos dá o impulso de continuar seguindo em frente. Mesmo diante das aparentes dificuldades.

É simples se motivar. Podemos nos motivar ao tomar um café da manhã gostoso, ao lado da família ou amigos. Ao acordar e ver que recebemos mais um dia para aproveitar bem.

A motivação no trabalho também é importante. Principalmente se você não gosta do que faz, pois se você gosta do que faz a motivação nasce no momento em que você acorda e diz: “ Vou para meu maravilhoso trabalho.”

Quando não gostamos do que fazemos sempre estamos em busca das aparentes “desculpas”.

A motivação pode ser encontrada em um livro, em uma música, em um sorriso, em um abraço, ao ajudar o próximo, a sentir-se útil. Enfim, o que te motiva? Onde você encontra a motivação diária? Como você faz para se motivar diariamente?

Isso só você pode responder.

As trocas de experiências podem ser ótimas fontes de motivação, pois encontramos motivação nos exemplos. Exemplos de sucesso, lições de vida.

Normalmente na virada do ano, costumamos fazer inúmeras promessas a nós mesmos de que no ano seguinte será diferente, que iremos fazer coisas diferentes e isto é nossa forma de auto-motivação. De continuar seguindo. E é muito importante que se por ventura não fizermos exatamente o que nos prometemos fazer, não deixarmos que isso interfira de maneira negativa.

Costumamos dizer que ninguém é responsável pela nossa felicidade, só nós mesmos. Então por quê deixamos nos influenciar pelas pessoas ou situações externas? Por quê acaba nossa motivação quando recebemos uma resposta diferente do que esperamos?

Simplesmente porque colocamos no outro a nossa expectativa. Veja no exemplo abaixo, a Hierarquia das necessidades de Maslow.

Maslow organizou as necessidades em uma pirâmide, colocando em sua base as necessidades mais primitivas e básicas. O autor descreve uma diferença qualitativa entre as necessidades básicas e mais elevadas: as primeiras são necessidades defectivas ou deficitárias, ou seja, baseadas na falta e devem, assim, ser saciadas para evitar um estado indesejável, enquanto as necessidades dos níveis mais altos da pirâmide são necessidades de crescimento. Estas necessidades não buscam ser saciadas para se evitar algo indesejável, mas para se alcançar algo mais desejável. (fonte: Wikipedia)

Quanto tempo dura sua motivação? Ela dura o tempo necessário para te impulsionar em direção ao que você quer?

Como cita Zig Ziglar, nossa motivação deve ser diária, assim como nosso banho. E o banho é uma excelente forma de se motivar, pois lá todos viram excelentes cantores, pensadores… Deixe as desculpas que te impede de ir para frente ir com a água que vai pelo ralo no banho. Saia de lá limpo e renovado!

Experimente! Esse é o momento perfeito para começar, pois se você está lendo isso é porque você se interessa por motivação. Se não gostou do artigo, sem problemas. O importante é não parar de tomar banho nem de se motivar diariamente! Se gostou, dá seu like. Compartilhe com seus amigos esse artigo! Comente!

“Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre.” Charles Chaplin

Gratidão!
Zezzo

Comentários