Você sabe o que é ser Sustentável?

Mas para iniciarmos este tema, precisamos entender o conceito de sustentabilidade.

Sustentabilidade é o desenvolvimento econômico baseado no equilíbrio entre os recursos que possuímos e como utilizamos em nosso benefício.

Em uma linguagem simplificada significa termos a responsabilidade e bom senso ao utilizar os recursos da natureza e do planeta.

E o que é ser sustentável?

É ter atitudes sustentáveis. É utilizar estes recursos com inteligência. Entender o que realmente a gente precisa da natureza e o que a gente oferece em troca.
Já no ambiente profissional representa uma nova maneira de fazer negócios, promovendo a inclusão social (respeito à diversidade cultural e aos interesses de todas as pessoas envolvidas no negócio direta ou indiretamente), reduzindo ou otimizando o uso dos recursos naturais.

Posso ser sustentável em casa ou no trabalho?

Claro que pode. Todos podemos ser sustentáveis no dia a dia. Atitudes que parecem simples, mas que fazem uma grande diferença para o planeta e para as futuras gerações.
Economizando recursos e utilizando melhor o que consumimos.

Vou citar alguns exemplos:

  • Usar racionalmente a água e a energia elétrica (sem desperdício);
  • Utilizar, sempre que possível, produtos biodegradáveis;
  • Separar o lixo para reciclagem (Latas, papeis, vidros e qualquer material não perecível com exceção do isopor);
  • Não descartar o óleo de cozinha usado na pia. Colocar o óleo que não será mais aproveitado em garrafas plásticas e entregar nos pontos de coleta mais próximo de sua casa para a fabricação de sabão;
  • No supermercado, utilizar sacolas retornáveis;
  • Trocar o copo plástico por uma caneca;
  • Procurar utilizar a energia a partir de fontes renováveis (como painéis solares por exemplo);
  • E muito mais.

Você sabia que contribuir para o planeta também significa ajudar as pessoas que vivem nele?

Como?

A cada estação do ano, procure doar as roupas que estão sobrando em seu guarda-roupa. Com certeza, com essa atitude você vai ajudar muitas pessoas.

Atitude de doação também é uma atitude sustentável.
Assim como, não jogar papel no chão, respeitar as pessoas, estar de bom humor, fazer o bem e etc. Enfim, toda atitude que gera valor é ser sustentável.

Se cada um de nós começar a mudar o nosso redor, com trabalho de formiguinhas, mudamos o mundo.

Pense de maneira sustentável! O planeta e suas futuras gerações agradecem!

E você?

Deixe aqui nos comentários uma atitude sustentável que você utiliza em casa, no trabalho ou nos dois!
Compartilhe conosco sua maneira sustentável de ser!

Gratidão,
Zezzo

Artigo anteriorAbrindo espaço para o ano novo entrar
Próximo artigoSer Criativo: Mais do que um Dom, é Praticar
Zezzo
Como um bom sagitariano tem forte originalidade, intuição e inspiração. Gosta de motivar as pessoas e ajudá-las a ver a vida de uma maneira mais leve e feliz. Gosta de aumentar a visão sobre as coisas, por isso precisa sempre viajar para expandir seus conhecimentos sobre o mundo. Profissional da área de Marketing Digital, sócio-proprietário da empresa DX2BRASIL e idealizador do site FILOSOFIA DO BEM. Adora contar experiências e trocar os conhecimentos de vida com as pessoas. Apaixonado e eterno estudioso por temas como espiritualidade, bem-estar, qualidade de vida, liderança e motivação. Coordenou grandes equipes e projetos com foco no cliente e na otimização de processos, suas bases de trabalho sempre estiveram na motivação pessoal, liderança de equipe e administração do tempo e resultados. No exterior, Irlanda, participou do programa de voluntariado na DDAI-Disable Drivers Association of Ireland Instituição que cuida dos direitos e deveres de pessoas com dificuldade de locomoção. Com a inspiração de levar o bem para as pessoas, um despertar e um sentido maior para a vida, idealizou a FILOSOFIA DO BEM.