Acreditar na própria capacidade faz com que nossa experiência de vida seja muito mais tranquila e equilibrada. Essa crença em nós mesmos constrói grande poder pessoal, pois traz a sensação de controle da situação, liberdade e independência.

Ser autoeficaz (crer na sua capacidade) afeta o modo como a gente pensa, sente, e entra em ação. É uma crença que se relaciona diferente em cada área da vida: podemos acreditar na nossa total capacidade como profissionais, por exemplo, porém incapazes como pais, mães, ou companheiros.

Mas, apesar de dividirmos nossa vida em várias áreas diferentes na tentativa de uma organização mental (vida pessoal, profissional, social, afetiva, etc), a verdade é que somos tudo ao mesmo tempo. Quem já não levou questões do trabalho para o ambiente familiar, ou não conseguiu se concentrar na reunião do escritório por motivos pessoais?

Por isso, acreditar na própria capacidade é uma decisão que precisa ser construída por nós mesmos. A Autoeficácia nasce, cresce e se desenvolve através das:

  • interpretações de experiências vividas;
  • pensamentos que escolhemos evocar a todo momento (positivas e construtivas, ou negativas e destrutivas );
  • persuasões verbais (o que digo para os outros, e o que os outros dizem para mim);
  • estados emocionais.

Por isso é tão importante escolhermos e procurar ao máximo possível;

  • ambientes que despertem emoções positivas;
  • fazer bons amigos que sejam capazes de trazer palavras de conforto, coragem e bondade, viver as situações da vida sempre com a humildade de um aprendiz.

Exercitando nossas forças pessoais e virtudes através de nossas experiências de vida, aprendendo e desenvolvendo as infinitas habilidades que constituem um ser humano, fortalecemos a crença em nós mesmos de que somos fortes, somos bons, somos belos, somos capazes.

E para que alguém tão maravilhoso assim possa florescer, é preciso ter um ambiente propício, um solo fértil para a germinação. E é por isso que estamos aqui, para todos juntos constituirmos um frondoso jardim.

Vamos cultivar o Bem!
Gratidão!

Yumi Hada