Você já passou ou está passando por algum momento delicado e desafiador durante o qual nada parece fazer sentido? Destes momentos em que fica difícil conectar tudo o que você já construiu aos seus planos futuros?

Já se sentiu sem inspiração, vazio ou distante do seu propósito?

Cheio de ideias maravilhosas e sem energia para realizá-las? Como se o seu caminho estivesse suspenso e você não soubesse como retornar à trilha ou mesmo qual nova trilha escolher?

Ah… querido parceiro e parceira de jornada! Acalma seu coração, serena sua mente porque tem uma gestação acontecendo em você e vem coisa boa por aí!

Você só PENSA que as chances de ser feliz e pleno se esgotaram, porque nada disso é verdade. E se você exercitar a sua resistência emocional para lidar com o turbilhão de pensamentos desalinhados que estes momentos desencadeiam, tão logo você esteja pronto para renascer, tudo fará sentido e você voará pelas janelas outrora fechadas e brilhará com todo o seu potencial.

Quando você PENSA que não tem mais para onde ir só há um caminho a percorrer, o de dentro. Muitas pessoas tentarão ajudá-lo e isso é maravilhoso, mas você precisa trilhar os bastidores – que só você conhece – do palco principal que é a sua vida. É este o momento de passear pelas suas curvas mentais perigosas, aquelas crenças que limitam a realização da sua vontade. É esta a hora em que você se enfrenta e escolhe as sementes que quer continuar plantando e se desapega daquelas cujos resultados já não lhe servem mais. Vai ser bom ter amigos leais por perto, mas não se ressinta se eles não puderem alcançar o que você procura. Trata-se do seu renascimento. O universo vai colocar as pessoas certas no seu caminho para lhe dar colo e atenção sempre que precisar. Confie!

Este é um período de profunda observação e grande aprendizado. Alguns dias serão muito produtivos, outros parecerão lentos e sem sentido, mas a verdade é que um novo você está sendo moldado e preparado. A mudança interna e externa que processos como estes trazem podem fazê-lo crer que o tempo não passa, é exaustivo às vezes. Continue!  Gerar o novo demanda grandes transformações, às vezes dolorosas, intensas, mas libertadoras. Vai valer a pena! Tenho certeza de que vai! Acredite!

Então… se você chegou a este momento: o de cruzar a linha da normose – aquelas normas, crenças e valores sociais que são aceitos mas podem causar sofrimento – para algo que realmente faça sentido para a sua existência e ainda está no processo de construir a ponte, montar o quebra-cabeça e tentar compreender onde as coisas se encaixam, eu lhe aconselho a fluir com a onda e relaxar um pouco. Apenas continue atento aos sinais. São eles que lhe deixarão mais a vontade neste novo cenário que está se desenhando e lhe trarão a certeza de que enfrentar seus medos e inseguranças são a senha para sua nova versão. Seu upgrade!

Nada mais confortável do que as certezas, não é mesmo? A questão é que quando estamos cheios de certezas nós estagnamos pois não questionamos mais nada, não nos reavaliamos. E a vida faz isso com a gente… ela nos coloca em períodos de certezas e depois nos faz questionar tudo… Prá que? Para crescermos e ficamos mais inteligentes! (risos)

Isso mesmo! Mais inteligentes a respeito de nós mesmos, que é o que realmente importa. Você pode ter todo o conhecimento do mundo, ter recursos e ser super descolado e reconhecido publicamente, mas se não conhecer a si mesmo será um ser robotizado atuando a favor de uma engrenagem que você não domina e sequer percebe: Normose!

O desconforto oportunizado pelas mudanças, pelas crises, pelos embates nos torna mais criativos e criadores. Abrimos a mente para novas formas de atuar no mundo, nos reciclamos e descobrimos características antes sombreadas pelas limitações do ego. Liberte-se!

Se o seu momento é de autogestação e PARECE que você não tem para onde ir, observe o que está acontecendo ao redor! Você deve estar sendo bombardeado de sensações agradáveis e outras nem tanto. A respostas às suas perguntas podem não vir de forma tão mágica como alguns textos de auto-ajuda fazem parecer. Elas exigirão uma grande honestidade interior e este será o momento de você acolher o tudo de bom e o tudo de não tão bom que fazem parte da sua essência. Mas aceite! Aceite-se! O processo de renascer passa pelo acolhimento da sua luz e também da sua sombra. Deste ser dual que é você.

Tudo o que você está passando, absolutamente tudo: o vácuo, o medo, a insegurança, a indecisão, o vazio, a dúvida, o aridez de ideias e ações, as alegrias, o frio na barriga… faz  parte do processo de se recriar e de se reencontrar. Este momento caótico fará sentido ali na frente e se tornará o seu “case” de superação e evolução pessoal.

Não lute contra o que quer que seja… acolha, agradeça, sinta, viva e siga! Siga o fluxo e fique atento!

Enquanto a imagem do quebra-cabeça não se abre à sua frente, fique como você mesmo, observando o formato das peças, avaliando suas intuições, projetando cenários… Observe quem se afasta e quem se aproxima e agradeça por cada contribuição. Agradeça por esta oportunidade de se reinventar. Você não será mais o mesmo e isso é maravilhoso, é grandioso! Sua experiência poderá servir a outros propósitos e servir de exemplo a outras pessoas.

Se você estiver atento, verá que está recebendo muitos presentes não palpáveis, mas extremamente valiosos.

Eu costumo dizer que não se chega ao pico da montanha sem passar pelos vales. São os vales que nos treinam sobre o nosso caminhar. Então observe como é o seu passo. Preste atenção na sua confiança. Você acredita em você? Conecte-se! Não ridicularize suas vontades e sonhos! Se estão dentro de você é porque são reais e possíveis! Quando você vive a sensação de sentir-se por inteiro e aceita-se em toda a sua sabedoria e aparente loucura, tudo começa a se transformar. Você precisa estar com você primeiro para, então, interagir com o meio. Evite comparar-se aos outros. É o seu caminho, sua trilha, seu passo, seus pés, sua força, seu olhar, suas emoções, seus pensamentos, seus sonhos. Nenhum caminho é igual, nenhuma trilha é sempre colorida, ensolarada e plana e o que importa, realmente, é o momento pelo qual você está passando, o que isso representa e de que forma será usado para a construção de um ser muito melhor.

Acalme seu coração… respire profundamente. O caos faz parte. Está tudo bem e ficará ainda melhor.  O cenário está sendo montado, logo a cortina abrirá e você verá a sua realidade reorganizada e fortalecida, fruto de todo o auto-estudo e autoconhecimento adquirido no “backstage”, enquanto caminhava dentro de si.

O  caminho que você percorre  enquanto pensa que não tem para onde ir representa a sua história, sua vitória e sua superação, digna de respeito e muito amor.

Você é luz e não há nada que não possa vencer. E o melhor de tudo… você não precisa provar nada a ninguém, você só precisa ser você e estar bem consigo. Sinta cada momento, viva cada sensação e emoção, perceba como tudo age e reage em você e aprenda como você funciona! Observe-se! Conheça-se! Ame-se!

Desejo uma boa jornada a você e que os desafios sejam as portas da sua verdade pessoal.

Seja essência! Seja você!

Eu sou a Carenzita e lhe convido a fluir com a vida acolhendo todas as formas de crescimento!

Gratidão!

Cáren Araujo Proença, a Carenzita

Comentários