A Filosofia do Bem, desde sua fundação, tem apostado na divulgação de conhecimentos que ajudem as pessoas a se sentirem mais felizes consigo mesmas e com o mundo ao seu redor.

Para isso, sabemos que não há nada melhor que praticar o bem em nossas vidas, com os familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e até mesmo, com pessoas que não conhecemos e que são carentes de cuidados diversos.

E pensando nesse último grupo de pessoas, resolvemos destacar importância dos benefícios do trabalho voluntário, tanto para quem é auxiliado como para quem pratica a ação de ajudar.

O objetivo do trabalho voluntário é ajudar o próximo, oferecendo o que se tem disponível com muito amor e carinho.

Quando ajudamos alguém, podemos pensar o quanto o próximo ganha com o nosso auxílio. Mas, na verdade, somos nós que ganhamos muito mais experiência, muito mais amor e alegria. Percebemos o quanto temos uma vida farta e quantos não possuem nem a metade das dádivas que recebemos da vida. Nos tornamos cidadãos mais conscientes e participativos e passamos a entender e colaborar efetivamente para o desenvolvimento de uma sociedade melhor e mais igualitária. Aprendemos com as experiências dos outros e despertamos nossa consciência para novas atitudes.

E, para ampliar as ações do Bem em nossa vida, compartilhamos algumas opções de trabalho voluntário, explicando um pouco sobre como funcionam e algumas instituições que divulgam esse tipo de oportunidade constantemente:

– Entrega de comida a moradores de rua: esse trabalho se tornou mais comum do que se pode imaginar. Há instituições que servem a comida em seu próprio espaço assim como há grupos que levam marmitex aos lugares onde há maior concentração de pessoas carentes ou moradores de rua.

Na maioria das vezes, os trabalhos são muito bem organizados e recebem sempre as mesmas pessoas.

Com esse vínculo, muito mais do que entregar a comida, conversar, ouvir, acolher amorosamente essas pessoas é o diferencial atribuído a esse trabalho pois, além de alimentar o corpo, visa também alimentar a alma.

É um trabalho maravilhoso, ainda muito necessário e que vai exigir somente algumas horas por semana.

Os trabalhadores podem atuar em várias funções, como: lavar, selecionar ou cortar legumes, cozinhar, encher as marmitas, lacrar as marmitas, carregar o veículo de entrega ou servir as pessoas nas mesas, lavar louça, limpar, conversar, acolher, entre outros.

Fora essas opções de trabalho, há diversos grupos realizando atividades assistenciais muito importantes, como por exemplo:

  • Realização de visitas em asilos e orfanatos;
  • Apresentações musicais e organização de coral com moradores ou assistidos de instituições carentes;
  • Auxílio financeiro ou entrega de cestas básicas para comunidades carentes;
  • Grupos de Apoio a Gestantes;
  • Campanhas do Agasalho.

E ainda, há muitos que dedicam algum tempo para oferecem seu trabalho especializado, seja ele qual for, gratuitamente para ajudar a quem mais precisa.

Opções para ajudar não faltam.

Façamos a nossa parte!

Pensemos: o que podemos oferecer gratuitamente e de bom coração para a ajudar a transformar algumas vidas?

Por menor que seja a ajuda, se for oferecida de coração, será muito bem recebida.

O que para nós pode ser pouco, para outros pode ser muito.

Procure em sua cidade ou mesmo na internet os locais onde precisam de voluntários, você vai se surpreender em ajudar.

Façamos o bem e sejamos felizes!

Um abraço carinhoso.

Karol Peixoto

Comentários